Ministério do Esporte Ministério do Esporte promove programa de modernização da pasta
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte promove programa de modernização da pasta

A Secretaria Executiva está implantando o Programa de Modernização do Ministério do Esporte, que consiste em um conjunto de iniciativas que deverão resultar na inovação de processos e serviços, reformulação da gestão estratégica, revisão do Plano Plurianual 2017-2019 e melhoria da governança institucional.
 
Foto: Liliane Borba/MEFoto: Liliane Borba/ME
 
O Programa de Modernização do Ministério do Esporte (PMME) tem como principais eixos a inovação dos processos e serviços, gestão de pessoas, gestão estratégica, governança, informação corporativa, tecnologia da informação e infraestrutura.
 
A implantação do PMME está dividida em cinco módulos, com início em novembro de 2016 e previsão de conclusão para março deste ano. No módulo 1 foram realizadas oficinas com as equipes técnicas para definição da cadeia de valor do ministério, ou seja, a identificação dos principais processos e serviços finalísticos, visando à inovação deles com olhar voltado para o cidadão.
 
O módulo 2 consistiu no realinhamento da estratégia institucional, no qual foi feito um workshop com a presença de secretários nacionais, diretores e seus representantes para a definição de uma proposta para a reformulação do planejamento estratégico. Além disso, foram realizadas entrevistas com a alta gestão e pesquisa junto a todos os servidores sobre quais deveriam ser a missão, a visão e os valores do órgão, no sentido de integrar toda a equipe da pasta na definição das prioridades para o período de 2017 a 2019. 
 
Para o secretário executivo do Ministério do Esporte, Fernando Avelino, não há possibilidade de um time esportivo ou um time executivo alcançar vitórias sem ações integradas. “Se as pessoas não entenderem que aqueles que exercem as atividades mais simples têm tanta importância quanto aqueles que exercem as ações tidas como mais importantes, nós não vamos conseguir fazer ação integrada. Você só tem o planejamento e a coordenação de gestão numa organização institucional com sucesso das ações integradas”, ressaltou. 
 
Atualmente, o programa está em fase de validação do planejamento estratégico. Nos módulos 3, 4 e 5 o objetivo será redesenhar os processos e serviços prioritários, integrar o Plano Plurianual (PPA) ao planejamento estratégico e estruturar os modelos de governança e gestão, respectivamente. 
 
Liliane Borba
Ascom – Ministério do Esporte
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla