Ministério do Esporte CBAt realiza primeiro camping da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

CBAt realiza primeiro camping da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo

As irmãs Jenifer Nicole Vieira Norberto, de 20 anos, e Kathelyn Naiara, de 17, estão entre os 25 atletas de Lavras e Juiz de Fora (MG) que participam do camping de treinamento na Comissão de Desporto da Aeronáutica (CDA), no Campo dos Afonso, no Rio de Janeiro. A ação integra as atividades da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo (RNTA), programa da CBAt com o Ministério do Esporte, ente responsável por sua manutenção financeira.
 
Atletas de Minas treinam no CNTA/Rio no Campo dos Afonsos. Foto: Pedro Ferreira Filho/CBAtAtletas de Minas treinam no CNTA/Rio no Campo dos Afonsos. Foto: Pedro Ferreira Filho/CBAt
 
Nas instalações da CDA está o Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA/Rio); o outro CNTA será instalado em Bragança Paulista, em área locada pela CBAt, em São Paulo.
 
Lavras, em Minas Gerais, contará com um Centro Regional de Treinamento de Atletismo (CRTA/Minas), instalado na universidade federal da cidade. O treinador responsável é Fernando de Oliveira, que acompanha os atletas do estado no camping. "Nossos atletas são jovens, embora em média tenham seis anos de treinamento", diz Fernando. "Por isso, vários já conseguiram resultados importantes", prossegue. De Juiz de Fora, acompanha os trabalhos o treinador Jorge Perrout.
Jenifer Nicole, paulista de São Bernardo do Campo, número 2 no heptatlo no ranking brasileiro sub-23 em 2016, com 5.205 pontos, é um exemplo. Sua irmã mais jovem, Kathelyn Naiara, também nascida em São Bernardo, é a 2ª no ranking nacional sub-18 no salto triplo, com 12,66 m (1.2). Jenifer é atleta do Pinheiros (SP) e Kathelyn compete pelo CRIA/Lavras (MG).
 
"São atletas jovens, de futuro promissor, e este tipo de treinamento, que permite a integração, é especialmente importante nesta fase da carreira", complementa Pedro Ferreira da Silva Filho, coordenador regional do CNTA/Rio. "Os atletas do camping têm a oportunidade de interagir com outros 25 atletas do Rio, que treinam no local", diz Luis Viveiros, gerente da RNTA, pela CBAt. "Durante a temporada iremos aprimorando o trabalho", explica Viveiros.
 
"O grupo de atletas foi selecionado pelo Fernando, de Lavras, e na CDA o trabalho está sendo coordenador pelo Pedro Ferreira e pelo Roberto Ferreira (Roberto é coordenador-técnico do CNTA/CDA, que funciona graças ao acordo da CBAt com a Aeronáutica)", aponta o superintendente de Alto Rendimento da Confederação, Antonio Carlos Gomes. "Esse camping é um piloto e representa a primeira iniciativa entre muitas que ocorrerão em 2017, visando ao desenvolvimento técnico de atletas para o próximo ciclo competitivo", afirma Antonio Carlos.
 
O presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, lembra que "na CDA fizemos, com sucesso, a última fase da preparação da Seleção de Atletismo para os Jogos do Rio". "Esse espaço de preparação no Rio e a Rede Nacional de Treinamento são um legado importante para o nosso esporte", finaliza Toninho.
 
Fonte: CBAt
 
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla