Ministério do Esporte Com apoio do governo federal, os Jogos Universitários Brasileiros começam nesta quarta-feira (2), em Cuiabá
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com apoio do governo federal, os Jogos Universitários Brasileiros começam nesta quarta-feira (2), em Cuiabá

Divulgação/CBDUDivulgação/CBDU
Entre os dias 2 e 13 de novembro, a capital de Mato Grosso, Cuiabá, receberá o maior evento esportivo universitário do país, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição reunirá quatro mil alunos-atletas de todos os estados da Federação, que competirão em 17 diferentes modalidades esportivas, sendo 13 individuais e quatro coletivas.
 
Além das já conhecidas badminton, basquete 3x3, judô, corrida de rua, natação, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, a edição deste ano traz algumas novidades: JUBs Acadêmico, futebol virtual – com o jogo Fifa 2016, plataforma PS4 –, natação paralímpica e tênis de mesa paralímpico.
 
O JUBs Acadêmico, que até o ano passado ocorria como uma mostra de trabalhos acadêmicos, passa a ter status de modalidade, valendo classificação e medalha. Alexandre Lima de Araújo, 21 anos, estudante de mestrado da Universidade de Brasília (UnB), participa da competição. “Poder apresentar um trabalho acadêmico no JUBs é uma oportunidade para aqueles que querem seguir a vida acadêmica, como é o meu caso, mostrando que para além do desporto universitário, temos também outras vertentes envolvidas”, conta. Ele chega ao JUBs com seu Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação, intitulado Capacitação e Qualificação de Gestores do Ambiente Esportivo no DF: O perfil do participante do ciclo de palestras Gesporte.
 
Segundo o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, o JUBs chega à sua 64ᵃ edição como uma plataforma de valorização e projeção dos atletas brasileiros. “É com um espírito de conquistas que Cuiabá 2016 irá celebrar a inclusão do paradesporto em nosso sistema, além da valorização dos trabalhos acadêmicos elevados ao status de modalidade e da inclusão dos jogos eletrônicos, absorvendo uma nova demanda de nossa juventude”.
 
O JUBs 2016 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU), em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de Mato Grosso e apoio da Prefeitura de Cuiabá.
 
Estrutura
Para receber o JUBs, Cuiabá colocará à disposição 20 praças esportivas, dentre ginásios, a piscina e a Arena Pantanal, que será o grande palco do evento. Lá, serão concentradas algumas modalidades individuais, além do Centro de Convivência e do refeitório.
 
A rede hoteleira da cidade também se movimenta para a chegada do evento. Ao todo, 20 hotéis hospedarão as delegações e o Comitê Organizador do JUBs.
 
Divulgação/CBDUDivulgação/CBDU
 
Programa de voluntariado
Nesta edição, o JUBs contará com o apoio de 400 voluntários, vindos de todas as partes do país. Serão contempladas diversas áreas, como Direito, Comunicação, Turismo, Educação Física e áreas da saúde. A CBDU oferecerá uniforme, certificado, alimentação e alojamento, neste caso, para os voluntários que vierem de fora de Cuiabá.
 
Fonte: CBDU
Ascom - Ministério do Esporte
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla