Ministério do Esporte Rio derrota São Paulo na final feminina de basquete e emociona campeã mundial
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Rio derrota São Paulo na final feminina de basquete e emociona campeã mundial

Em final emocionante, o Santa Mônica Centro Educacional Madureira, do Rio de Janeiro (RJ), derrotou a Escola India Vanuire, de Tupã (SP), por 47 x 39, na quinta-feira, dia 29, no ginásio da Unipê, e conquistou a medalha de ouro no basquete feminino dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, para alunos-atletas de 12 a 14 anos. A equipe carioca passou boa parte da partida atrás no placar, mas graças a atuações de duas reservas, o time virou o jogo e ficou com o título. A medalha de bronze foi para o Colégio Semeador, de Foz do Iguaçu (PR).
 
Rio ficou com o ouro e São Paulo com a prata, enquanto Paraná foi bronze. (Foto: Ana Patricia/COB)Rio ficou com o ouro e São Paulo com a prata, enquanto Paraná foi bronze. (Foto: Ana Patricia/COB)
 
"Vi que o time precisava de alguém para ajudar e eu fiz o meu melhor", disse a jovem armadora Maria Pereira, de 13 anos. "Foi um jogo puxado, elas jogaram com muita força, muita raça. Perdi dois aniversários de familiares – da minha irmã Beatriz e do meu primo João Gabriel – e tinha prometido a eles que voltaria com uma medalha de presente. E ainda vou voltar com o ouro", afirmou a ala-pivô Brenda Silva.
 
A equipe paulista começou a partida a todo vapor. Marcando sob pressão na quadra toda, as armadoras Sandra Santos e Marina Ferreira não deixavam as cariocas respirarem. E ainda contaram com a mão certeira da ala-pivô Alana Azevedo e da pivô Laissa Silva para marcar os primeiros nove pontos do jogo. As cariocas aos poucos foram reencontrando o seu jogo e no fim do primeiro tempo, a vantagem paulista estava em quatro pontos: 27 x 23.
 
No terceiro quarto, foi a vez das cariocas pressionarem o time adversário. E a pressão foi tanta que as paulistas só marcaram dois pontos na parcial, encerrada com vantagem do Rio por 32 x 29. Mas o sonho do título ainda estava vivo e depois de um forte desabafo, as paulistas voltaram para o jogo no último período e empataram o placar em 38 pontos. Foi quando a armadora Maria Pereira entrou em ação. Iluminada, ela marcou sete dos nove últimos pontos das cariocas e chorou de alegria com a vitória.
 
Após a partida, a Embaixadora dos Jogos Escolares Helen Luz, campeã mundial com a seleção brasileira em 1994, se emocionou com a emoção à flor da pele das atletas. “Essa meninas são muito jovens. O corpo delas ainda está se formando, se desenvolvendo, mas olha a vontade de vencer, a garra. É realmente emocionante”, disse Helen Luz.
 
"Vocês são muito fortes. Chegar até aqui é muito difícil e vocês jogaram essa decisão de igual para igual. Olha lá o tamanho delas (de fato, as atletas cariocas eram bem mais altas). Não cobrem assim tanto de vocês. Hoje a gente perdeu, mas amanhã tem outro jogo", disse o técnico Claudinei, para suas comandadas, todas desoladas.
 
Quando soube que todas as atletas cariocas defendem a Mangueira (com exceção da ala Ana Vitória, atleta do Municipal) recebem bolsa de estudo no colégio, Helen afirmou. “Olha só o que o esporte te dá: bolsa na escola, uma oportunidade única de viajar e disputar uma competição como essa. Isso é muito legal. Já é uma conquista na vida”.
 
Bronze
 
Na preliminar da decisão feminina, o Colégio Semeador, de Foz do Iguaçu (PR), venceu o Colégio Metodista Americano, de Porto Alegre (RS), por 37 x 17 e conquistou a medalha de bronze. A pivô Brendha Jesus, de 1,77m, foi a cestinha da equipe paranaense com dez pontos e a armadora Maria Eduarda Maciel o destaque do time. Por suas mãos passavam todas as jogadas de ataque e ela demonstrou que domina o jogo.
 
"No fim a vantagem foi grande, mas a partida foi muito difícil. O primeiro quarto terminou empatado em 6 x 6 e o segundo quarto também ficou empatado. Só conseguimos abrir vantagem mesmo no último período", disse a jovem atleta que usava fitinha na cabeça e meia da NBA.
 
Quem estava inconsolável após a derrota era a capitã do time gaúcho, a armadora Bianca Soares. Apesar de muito marcada, Bianca foi a cestinha da partida com 11 pontos e desabafou após o jogo.
 
"Esse é o terceiro ano consecutivo que eu venho disputar os Jogos Escolares e sempre acontece a mesma coisa. O adversário joga com mais vontade que a gente e vence. Fico triste porque sei que a gente podia jogar melhor", lamentou Bianca.
 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.
 
Acompanhe as medalhistas dos torneios femininos das modalidades coletivas dos Jogos Escolares:
 
Basquete
 
Primeira divisão:
1º Colégio Santa Mônica Madureira (RJ)
2º Índia Vanuire (SP)
3º Colégio Semeador (PR)
 
Segunda divisão:
1º Colégio 2001 (PE)
2º Colégio Regina Pacis (MT)
3º Parque São Carlos (MS)
 
Terceira divisão:
1º Dom Bosco (RO)
2º Colégio Master Christi (RN)
3º Ideal (DF)
 
Futsal
 
Primeira divisão:
1º Colégio Rogacionista de Criciúma (SC) 
2º CED Adventista Taguatinga (DF)
3º Colégio Santa Madre (PA)
 
Segunda divisão:
1º Centro Educacional Albert Einstein (RJ) 
2º Colégio Integral (BA)
3º Expansivo Colégio e Curso (RN)
 
Terceira divisão:
1º CMPM Áurea Pinheiro Braga (AM)
2º Colégio Ágape (RO)
3º Duque de Caxias - Imperatriz (MA)
 
Handebol
 
Primeira divisão:
1º E.M. Dona Sabina Lazari (MT) 
2º Colégio Anglo Líder (PE)
3º Elísio Teixeira (SP)
 
Segunda divisão:
1º E. M. Licurgo de Oliveira (MS) 
2º E. E. Claudino Crestani (SC)
3º Instituto das Apóstolas (RS)
 
Terceira divisão:
1º Colégio ULBRA Palmas (TO)
2º Colégio Motiva (João Pessoa)
3º Santa Madalena Sofia (AL)
 
Vôlei
 
Primeira divisão:
1º Escola Estadual Sara Castelhano Kleinkauf (SC)
2º Colégio Estadual Henrique Castri (RN)
3º Colégio Antares (CE)
 
Segunda divisão:
1º Colégio Cecília de Meireles (PR)
2º Escola Fátima (DF)
3º IE Colégio e Curso (PB)
 
Terceira divisão:
1º Colégio Impacto (PA)
2º Colégio Boa Viagem (PE)
3º IDFG (SE)
 
 
 
 
Fonte: COB
Ascom - MInistério do Esporte
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla