Ministério do Esporte Engajamento de estudantes e professores garante sucesso de campanha da ABCD durante Jogos Escolares
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Engajamento de estudantes e professores garante sucesso de campanha da ABCD durante Jogos Escolares

Depois de dez dias de mobilização em um espaço exclusivo da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, montado no Centro de Convenções de João Pessoa, a ABCD comemora a interação de professores e alunos na ação educativa promovida pela secretaria. As fotos feitas pelos participantes dos Jogos Escolares da Juventude, de faixa etária entre 12 e 14 anos,  segurando as plaquinhas e a moldura com os slogans da campanha: "#Soumaiseu – Diga sim ao jogo limpo", atingiram cerca de 100 mil curtidas e compartilhamentos nas redes sociais.

Para o diretor de Informação e Educação da ABCD, Luiz Celso Giacomini, os objetivos da ação ultrapassaram as expectativas. A secretaria distribuiu camisetas e pins da campanha para aqueles que tirassem fotos e compartilhassem nas redes. Também levou aos Jogos Escolares kits com informações sobre o controle antidopagem, como ele é feito e como as crianças e atletas podem se engajar nesta luta pelo jogo limpo no esporte.

Foto: Divulgação ABCDFoto: Divulgação ABCD

Os estudantes puderam ver de perto os frascos onde são coletadas as amostras de sangue e urina, também os formulários de notificação e de autorização de uso terapêutico e conversar com os agentes da ABCD sobre a questão do doping. “A interação de professores e alunos nos deixa satisfeitos com o trabalho, porque fomos além do alcance dos Jogos Escolares, com os compartilhamentos entre amigos e familiares. Todos nós sabemos do poder de disseminação das mídias sociais”, disse Giacomini.

O professor e técnico da Wandherson Barbosa, da modalidade de vôlei masculino do Colégio Brasileiro do Amazonas, falou da importância de se trabalhar questões como a dopagem nesta faixa etária, onde ainda não são realizados testes de controle. “Esse meninos e meninas ainda estão em formação e temos que trabalhar desde cedo o que é doping e como competir no esporte de forma limpa”, comentou.

A professora Sônia, da Escola Estadual João Pinheiro (MG), lembrou que a preocupação não é com a excelência dos seus alunos em quadra, mas com o aprendizado deles em serem cidadãos limpos e corretos no esporte e na vida.

Foto: Divulgação ABCDFoto: Divulgação ABCD

A atleta do handebol feminino da Escola Elíseo Teixeira Leite (SP), Mayara Cruz, achou positiva a campanha. “A gente pôde ver de perto o material onde são feitas as coletas e recebeu informações de como se prevenir”, disse. O técnico da atleta, Marcos Alexandre, acrescentou: “Muitos só ouvem falar de doping pela televisão, mas não entendem o que é, nem como funciona. Essas apresentações ajudaram a esclarecer o tema a esses atletas que ainda estão em formação. É importante que eles saibam que não é só o uso de esteroides, ou anabolizantes que são doping, mas que o uso de qualquer medicamento de forma indiscriminada pode prejudicar. Eles têm que estar atentos a tudo que forem tomar”, finalizou.

Os Jogos Escolares da Juventude iniciaram no dia 20 de setembro em João Pessoa e se encerram nesta quinta-feira (29.09). Cerca de 3,8 mil atletas participam do evento em 13 modalidades esportivas. Entre os objetivos da competição está a inclusão social dos jovens pelo esporte, que também serve de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento. A organização do evento é do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com apoio do Ministério do Esporte e patrocinadores.

Cláudia Sanz

Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla