Ministério do Esporte Índia Bakairi conquista ouro inédito para Mato Grosso na Luta Olímpica
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Índia Bakairi conquista ouro inédito para Mato Grosso na Luta Olímpica

Wander Roberto/Exemplus/COBWander Roberto/Exemplus/COB
A índia Bakairi, Larissa Tywaki, de 14 anos, da cidade de Paranatinga (a 342 quilômetros de Cuiabá), conquistou, na quarta-feira, dia 21, a primeira medalha de ouro para Mato Grosso nos Jogos Escolares da Juventude em João Pessoa.  O título foi na categoria peso pesado da Luta Olímpica. Larissa é primeira lutadora da história a conquistar uma medalha de ouro para o estado, nessa modalidade.
 
Para chegar a tão sonhada medalhada dourada Larissa lutou contra as estudantes do Amazonas, Paraíba e São Paulo. A disputa pelo ouro, contra a paulista Júlia Souza de Oliveira, foi emocionante. Larissa venceu o embate no segundo round ao aplicar o golpe ‘touch’, quando adversário encosta as costas completamente no chão. 
 
Emocionada, a índia Bakairi dedicou a vitória a sua mãe que faleceu esse ano. “Ela foi uma das minhas grandes incentivadoras a praticar esporte. Esse ouro eu dedico a minha mãe, a minha professora e ao mestre Chicão (Francisco José Pessoa Fernandes)”, disse a menina com os olhos marejados.
 
A técnica Andressa Ueharo, também comemorou muito a vitória de Larissa. “Ele merece muito, por tudo que passou, por todo esforço e dedicação que teve”, destacou a técnica. A professora acredita que a conquista do ouro pode abrir muitas portas para Larissa. “Com esse resultado ela pode pleitear o Bolsa Atleta e também conseguir patrocínio de empresas privadas para custear os treinamento e viagens para competir fora do estado”, projetou.
 
Além de Larissa, a equipe de Mato Grosso na Luta Olímpica é composta pelas atletas/estudantes Luana Carine (peso leve), e Jamily Almeida (médio). Elas voltam a lutar na sexta-feira, quando haverá a disputa por equipes.
 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.
 
Fonte: COB
Ascom - Ministério do Esporte
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla