Ministério do Esporte Espírito Santo conquista o primeiro ouro dos Jogos Escolares da Juventude 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Espírito Santo conquista o primeiro ouro dos Jogos Escolares da Juventude 2016

William Lucas/Exemplus/COBWilliam Lucas/Exemplus/COB
O espírito olímpico reinou na disputa da primeira medalha dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, nesta quarta-feira, dia 21. Além de conquistar o ouro no contrarrelógio, a jovem Vitória Cristina Costa, da Escola Municipal Novo Horizonte, de Anchieta (ES), viu uma das suas adversárias, a potiguar Pricylla Batista, da Escola Estadual Centenário de Mossoró (RN), cair e danificar o seu equipamento. Vitória então tirou a corrente da sua bicicleta e emprestou para Pricylla completar a prova. “Todos têm que terminar o que começaram. Não fiz nada demais, só peguei a minha corrente e emprestei”, disse a jovem de 14 anos, que também disputou a competição no ano passado e o seu melhor resultado havia sido o sexto lugar na mesma prova.
 
Vitória nasceu no Rio de Janeiro, mas se mudou para a cidade de Anchieta. Jogava futebol, mas como o esporte não era praticado no projeto social “Programa Anchieta Esporte Total”, migrou para o ciclismo. “No início não gostei muito, a rotina de treinos era intensa, eu sofria muito. Aí vi que tinha futuro no esporte e passei a me dedicar mais. Esse ano inteiro não passei um fim de semana em casa. Faço musculação de segunda a quarta-feira e de quinta a domingo vou para Vila Velha, a 74 km de Anchieta para treinar na bike com o meu técnico”, afirmou a jovem. Como prêmio, Vitória irá saborear a pizza dos seus sonhos, a maior da sua cidade, chamada de pizza Maracanã.
 
Além da medalha de ouro, as capixabas conquistaram também o bronze, com Karolayne Ribeiro Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz, de Aracruz (ES). A prata ficou com Julia Maria Constantino, do Colégio Olimpus (PR). A prova do contrarrelógio foi disputada em linha reta (500m) e contou com a presença de 28 atletas de 20 estados.
 
No masculino, o vencedor foi Kayllan Luiz Machado, do Colégio Estadual Benta Ribeiro. A prata ficou com Jonas Matos e o bronze com o gaúcho Henrique Rabuske. A prova contou com 38 atletas. “O calor castigou um pouco, mas a prova foi excelente”, disse o gaúcho Henrique, que pratica o esporte desde os dez anos por influência do irmão, mas que não deverá seguir carreira no ciclismo. “Vou competir até completar 18 anos. Sou de exatas e meu sonho é ser engenheiro”, afirmou o campeão da Volta do Futuro de São Paulo no ano passado e especialista na prova de resistência, que acontece na sexta-feira.
 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.
 
Resultado Final
 
Feminino:
Ouro – Vitoria Costa EMEF Novo Horizonte (ES) – 44s161
Prata – Julia Maria Constantino – Colégio Olimpus (PR) – 44s918
Bronze – Karolayne Santos – EMEF Santa Cruz (ES) – 47s259
 
Masculino:
Ouro – Kayllan Machado – CE Benta Pereira (RJ) – 40s652
Prata – Jonas Matos – EE Francisco Dourado (MT) – 41s555
Bronze – Henrique Rabusque – EEEF Gaspar Bartholomay (RS) – 41s609
 
Fonte: COB
Ascom - Ministério do Esporte
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla