Ministério do Esporte Projeção de filmes do Canal 100 revive glórias do futebol
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

 
Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Projeção de filmes do Canal 100 revive glórias do futebol

Uma ideia na cabeça e uma bola no pé. Entre os dias 12 e 14 de setembro, a Casa Brasil exibe 10 curta-metragens com cenas restauradas do acervo do Canal 100, oferecendo ao público uma oportunidade imperdível de reviver a emoção de grandes jogos realizados entre as décadas 1960 e 1980. O programa foi o responsável por imortalizar a música "Na Cadência do Samba", de Luis Bandeira.
 
"Depois de mais de 2 anos de pesquisa, tínhamos todo o acervo preparado, mas faltava o testemunho de quem estava lá", disse Alexandre Niemeyer, filho do idealizador do Canal 100, Carlos Niemeyer. Ele teve a ideia de criar o canal em 1959, registrando o melhor do esporte brasileiro.
 
De acordo com Felipe Lima, da produtora Ovo em Pé, responsável pelo desenvolvimento dos documentários, 20 craques do futebol brasileiro foram levados para os estúdios da Quanta, em São Paulo, onde ficaram em uma sala escura simulando um cinema, com uma tela projetando as imagens do Canal 100.
 
 
"Dá a sensação que eles estão no cinema. Os jogadores vão contando as histórias conforme as imagens vão aparecendo. Pegamos os depoimentos e criamos 10 documentários de 22 minutos cada. O material foi exibido nos canais ESPN, batendo recorde de audiência. O Canal 100 fazia uma cobertura de cinema, diferente das outras transmissões da época. Até a Copa do Mundo do México de 1970, o Canal 100 era a única opção de ver os jogos novamente fora do estádio", explica.
 
Os curtas exibidos na Casa Brasil incluem depoimentos de jogadores, com imagens registradas ainda em película 18 mm e 35 mm e que foram ao ar nas maiores salas de cinema do país.
 
No projeto foram inseridos, por processos de rotoscopia (animação com base em filmagens reais), logos históricas da Petrobrás, patrocinadora, em algumas cenas dos filmes, compatíveis com cada época retratada.
 
Confira a programação
12 de setembro
- Reviva a Espera do Milésimo (Sobre o milésimo gol de Pelé)
- Reviva o Fla-Flu Épico
- Reviva as Feras do Saldanha (Sobre a formação da seleção campeã do mundo em 1970)
 
13 de setembro
- Reviva os Invencíveis (sobre a Academia do Palmeiras nos anos 60 e o Inter campeão brasileiro invicto em 79)
- Reviva os Inesquecíveis (Sobre o Cruzeiro dos anos 60)
- Reviva os Conquistadores (Sobre os títulos da Libertadores de Santos - 62/63 e Flamengo 81)
 
14 de setembro
- Reviva o Caminho da Vitória (sobre o Corinthians campeão paulista 77)
- Reviva os Templos do Futebol (sobre a construção dos estádios do Maracanã, Pacaembu, Morumbi, Beira Rio e Mineirão)
- Reviva o Maior de Mundo (Sobre a história do Maracanã)
- Reviva a época do Barão (sobre a família Fittipaldi)
 
Serviço
Projeção de filmes do Canal 100
12, 13 e 14 de setembro, às 19h
Endereço: Boulevard Olímpico - Praça Mauá - Auditório do Armazém 2 na Casa Brasil
Entrada Franca
 
Equipe Casa Brasil 
Ascom - Ministério do Esporte 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla