Ministério do Esporte ABCD participa de Congresso de Saúde e Esporte na UERJ no Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

ABCD participa de Congresso de Saúde e Esporte na UERJ no Rio de Janeiro

 
O secretário Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) do Ministério do Esporte e ex-judoca campeão olímpico em Barcelona, Rogério Sampaio, participa nesta quarta-feira (24.08), no Rio de Janeiro, da abertura do 54º Congresso Científico do Hospital Universitário da Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE/UERJ). O evento tem como tema Saúde e Esporte será realizado de 24 a 26 de agosto na sede do hospital, na Vila Isabel. A cerimônia de abertura está marcada para as 10h, no anfiteatro Ney Palmeiro. 
 
 
Para Rogério Sampaio, é importante mostrar a técnicos, professores, médicos, fisioterapeutas e especialistas na área de esporte e saúde, que a ABCD está envolvida não apenas com a política antidopagem, mas com a defesa da ética e a promoção de competições limpas no Brasil. “A luta é mundial”, diz ele, lembrando que a ABCD segue as normas estabelecidas pela Agência Mundial Antidopagem (WADA-AMA). Ele acredita que a melhor forma de prevenir a dopagem é educando as pessoas, para que saibam das implicações à saúde e das sanções que podem sofrer em função do uso indevido de métodos e substâncias proibidas.
 
As discussões temáticas do congresso iniciam na parte da tarde. Numa das mesas de debates, estará em pauta o doping e a ética. Mediada pelo professor Rodolfo Alkmin, o encontro terá palestra da representante da ABCD, Martha Dallari, além de especialistas como o Dr. Bernardino Santi, que falará sobre o Sistema Mundial Antidopagem; ainda a professora Dr. Paula Paraguassu, abordando os cuidados com suplementação alimentar; e Dr. Bruno Borges da Fonseca para falar de passaporte biológico.
 
A ciência do esporte vem desenvolvendo importantes pesquisas que evidenciam a importância da prática constante de uma atividade física, bem planejada e orientada, na prevenção de doenças e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida. Com a realização dos Jogos Rio 2016, o Brasil construiu importante legado com a criação da ABCD e do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem da UFRJ, considerado o laboratório mais moderno do mundo para a realização de análises e controles dos testes antidopagem. 
 
Cláudia Sanz
Ascom – Ministério do Esporte
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla