Ministério do Esporte Encontro na Casa Portugal celebra o esporte entre as nações de língua Portuguesa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Encontro na Casa Portugal celebra o esporte entre as nações de língua Portuguesa

A Casa Portugal nos Jogos Olímpicos realizou, na noite da última terça-feira (09.08), um encontro entre autoridades de países de língua portuguesa com o objetivo de celebrar o esporte entre as nações lusófonas. Localizada no Navio-Escola Sagres, atracado na região portuária do Rio de Janeiro, a Casa Portugal recebeu diversas autoridades como o ministro da Educação e Esporte de Portugal, Thiago Brandão, o presidente do Comitê Olímpico Português, José Manuel Constantino, o ministro da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba, e o ministro do Esporte do Brasil, Leonardo Picciani.

“É um evento bastante simbólico para celebrar a união dos países de língua portuguesa. O Brasil é um país continental, com mais de duzentos milhões de habitantes e que fala a mesma língua de norte a sul, de leste a oeste. Um dos grandes patrimônios do povo brasileiro é a sua língua. Então, nós agradecemos muito esse convite para celebrarmos a língua portuguesa e também o esporte”, destacou Leonardo Picciani.

O ministro Picciani ao lado da judoca Telma Monteiro e do ministro da Educação e Esporte de Portugal, Thiago Brandão. Foto: Ivo Lima/MEO ministro Picciani ao lado da judoca Telma Monteiro e do ministro da Educação e Esporte de Portugal, Thiago Brandão. Foto: Ivo Lima/ME

O ministro da Educação e Esporte de Portugal, Thiago Brandão também ressaltou a importância do encontro. Para ele, “os jogos Rio 2016 vão ficar para a história com o sabor especial do Brasil, com o sabor especial do Rio de Janeiro e acima de tudo com o sabor especial da lusofonia”.

Convidada de honra da cerimônia, a atleta portuguesa Telma Monteiro, que conquistou, na segunda-feira, a medalha de bronze olímpica no judô, na categoria até 57 kg, afirmou que não poderia estar mais feliz. "Acho que é um momento perfeito estar em um país onde falamos português. Todos representam a língua portuguesa e partilho com todos o sentimento da conquista de uma medalha”.

O ex-judoca Nuno Delgado, que assim como Telma, também é medalhista olímpico, com o bronze conquistado nos Jogos de Sydney, em 2000, também participou da cerimônia. “Quero dar os parabéns a cidade do Rio de Janeiro e ao Brasil por essa organização fantástica que tem permitido que os atletas se superassem a cada prova. Assim foi com a Telma Monteiro que conquistou uma medalha muito importante para o judô de Portugal”.

O Navio-Escola Sagres, onde fica a Casa Portugal, está aberto ao público para visitação até o dia 22 de agosto. A embarcação de 89,5 metros de comprimento, já visitou mais de 160 portos, em 60 países diferentes e acolheu inúmeras figuras ilustres e milhões de visitantes. O acesso ao navio é feito pela ponte que liga a Orla Conde à Ilha das Cobras.

Eslovênia

Com o objetivo de apresentar a Eslovênia durante os Jogos Rio 2016, o Comitê Olímpico do país e a Federação Nacional de Handebol, abriram as portas, nesta terça-feira, do centro do país no Rio de Janeiro, localizado no Hotel Windsor Excelsior, em Copacabana.

Presente na cerimônia de abertura do local, a ministra de Educação, Ciência e Esporte da Eslovênia, Maja Makovec falou sobre os Jogos Olímpicos no Brasil. O centro da Eslovênia ficará aberto entre até o dia 14 de agosto. Diversos eventos de negócios e sociais acontecerão no local.

João Paulo Machado - brasil2016.gov.br

 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla