Ministério do Esporte Pioneiro do jiu-jitsu no Brasil, Robson Gracie é homenageado na Casa Brasil
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Pioneiro do jiu-jitsu no Brasil, Robson Gracie é homenageado na Casa Brasil

Ministro Leonardo Picciani participa do dia do Jiu-Jitsu na Casa Brasil. Foto: Ivo Lima/MEMinistro Leonardo Picciani participa do dia do Jiu-Jitsu na Casa Brasil. Foto: Ivo Lima/ME
O professor Robson Gracie, presidente da Federação de Jiu-Jitsu e um dos pioneiros e principais responsáveis pelo desenvolvimento do estilo da arte marcial no Brasil, foi homenageado pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani, neste sábado (06.08), na Casa Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). O evento contou com a participação dos movimentos e federações que apoiam o Jiu-Jitsu no Brasil.
 
"Estou honrado em receber essa homenagem! A família Gracie tem 30 membros atuando nessa luta e se não fossem vocês o Jiu-Jitsu não estaria onde está. É maravilhoso e graças a essa multidão, esses irmãos que estão aqui e levam amor e luta em seus quimonos que nossos sonhos são possíveis", celebra Robson Gracie.
 
O evento faz parte da programação e tem como objetivo divulgar a modalidade. Em junho deste ano, o ministro Picciani criou um grupo de trabalho para preparar uma proposta e apresentar ao Comitê Olímpico, para que o Jiu-Jitsu seja incluído como esporte olímpico. Para o ministro, a cerimônia lança uma campanha que tem a cara do Brasil. "Apesar da sua origem oriental, o jiu-jitsu é conhecido atualmente no mundo inteiro como jiu-jitsu brasileiro, pelo nosso histórico de vitórias, grandes lutadores e pela família Gracie, que modificou o esporte no Brasil. Hoje temos o maior número de praticantes do mundo inteiro e vamos trabalhar para que o jiu-jitsu faça parte do nosso time", acrescenta Picciani.
 
Para o professor Robson Gracie, o Jiu-Jitsu é uma modalidade completa. "O jiu jitsu merece fazer parte do programa olímpico, nós temos todas as regras e treinamos arduamente para isso. Fico honrado em poder ver um aluno e agora ministro do esporte trabalhando para que nosso sonho seja concretizado", celebra Gracie.
 
Durante a cerimônia, o ministro, que é praticante da modalidade e graduado na faixa marrom, recebeu das mãos do professor Gracie a faixa preta, em simbólica graduação. "Eu agora com essa honra de ser faixa preta do mestre Robson Gracie tenho a responsabilidade de dizer que temos que transmitir não só os ensinamentos técnicos, mas os ensinamentos da vida. Tudo é possível com dedicação, técnica e foco. Fico feliz em ver tantas crianças presentes sonhando e treinando para ser um atleta do Jiu-Jitsu", diz Picciani.
 
Crianças da Escola de Lutas José Aldo participaram do evento. João Emanuel Costa, de seis anos, diz que o jiu-jitsu mudou a sua vida e que sonha ser um atleta paralímpico. "Eu fazia natação, mas conheci o jiu-jitsu e estou treinando há quase um ano. Lá precisa ter disciplina e vou treinar direitinho para ser um atleta!". O projeto social, a Escola de Lutas José Aldo, tem como objetivo levar as artes marciais para centenas de crianças carentes, entre 6 e 16 anos, do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.
 
Erica Asano, brasil2016.gov.br
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla