Ministério do Esporte O intercâmbio com jeito de esconde-esconde na reta final de preparação do boxe
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

O intercâmbio com jeito de esconde-esconde na reta final de preparação do boxe

 
Josh Taylor. Taí um nome que trouxe uma série de ensinamentos duros e simbólicos para o baiano Robson Conceição, titular do Brasil na categoria até 60 quilos do boxe. Em Londres, nos Jogos de 2012, o britânico venceu os três rounds contra Robson na primeira rodada, e determinou a eliminação precoce do brasileiro em sua segunda experiência olímpica.
 
Assim que baixou de fato a guarda após a competição e pôde analisar as razões da eliminação, Robson concluiu que o período de treinos e intercâmbios com o adversário teve papel relevante. "Eu levo isso como experiência. Eu treinei muito com ele. Estava sendo filmado o tipo de contato, de movimentação durante a luta. Todos os técnicos dele estavam do lado, me estudando. Acabou que isso favoreceu ele na luta", avalia. Desde então, Robson tomou uma decisão. Nos intercâmbios com outras equipes, como o que está sendo feito agora com atletas dos Estados Unidos e da Irlanda, ele só treina com adversários de outras categorias.
 
Foto: Roberto Castro/MEFoto: Roberto Castro/ME
 
“Treinar com os estrangeiros está sendo bom, mas em todos os trabalhos desse tipo eu passei a ter o costume de não treinar com atletas da minha categoria. Escolho sempre um mais pesado ou mais leve. Com a minha categoria, é só na hora da luta", afirma o atleta de 27 anos, 14 deles dedicados ao boxe. Com duas medalhas em mundiais conquistadas no ciclo olímpico e o nome presente com frequência na lista do Top 5 do Ranking Mundial, Robson mudou a página das metas olímpicas.
 
"Antes eu tinha o sonho de participar de uma Olimpíada. Hoje não tenho mais isso como sonho. Eu tenho como meta lutar por medalha. Treinar bastante e representar meu país da melhor maneira possível", disse, após treinamento aberto à imprensa no Centro de Capacitação do Exército, na Urca, no Rio de Janeiro.
 
Foto: Roberto Castro/MEFoto: Roberto Castro/ME
 

Irmã para o bronze

A meta de Robson já foi realidade para outra baiana, Adriana de Araújo. Bronze na categoria até 60 quilos nos Jogos de Londres, ela também é partidária de esconder o jogo nos intercâmbios e guardar trunfos para a hora em que o pódio está em jogo.
 
"Sempre tem uma cartinha na manga. Como o Robson disse, a gente nunca dá o todo no treinamento em conjunto. Sempre tem uma coisinha a mais separada, apesar de as atletas nos conhecerem. A gente sempre está inovando, procurando algo. E deixamos para fazer isso em cima do ringue", disse. Para ela, a meta é arrumar uma "irmãzinha" para a medalha de bronze.
 
Medalhista olímpica Adriana Araújo (Foto: Roberto Castro/ME)Medalhista olímpica Adriana Araújo (Foto: Roberto Castro/ME)
 
"Minha expectativa é a melhor possível. Estou com bastante ânimo, bastante vontade de adquirir uma nova medalha, de preferência de ouro. Londres foi para mim uma estreia, mas, apesar de ser uma estreia, eu já vinha com uma trilha no boxe, com resultados em sul-americanos, pan-americanos, mundiais. A Olimpíada foi o momento de mostrar o que tinha dentro de mim".
 

Londres inflacionou

Para o chefe da equipe brasileira, o cubano Otílio Toledo, repetir o feito de Londres, quando o País saiu dos Jogos com o inédito feito de três pódios olímpicos, não é impossível, embora a delegação atual, de nove atletas, tenha uma mescla de figuras experientes e integrantes da nova geração.
 
"Nossa meta é ter um bom desempenho. Estamos finalizando a preparação com esse objetivo, com toda a equipe concentrada, e vamos lutar por medalhas. Todas as categorias que temos classificadas estão preparadas. Isso não quer dizer que todas vão pegar medalhas, mas todos estão preparados para dar o melhor, ter um bom desempenho, e, a depender, de vários fatores, conquistar medalhas", disse.
 
A competição de boxe nos Jogos Olímpicos reúne 286 atletas. No total, serão 273 lutas entre os dias 6 e 21 de agosto, disputadas no Pavilhão 6 do Riocentro, na Barra da Tijuca. No dia 4 será realizado o sorteio das chaves e congresso técnico da competição.
 
Confira a delegação brasileira:
 
» 60kg - Adriana Araújo
» 75kg - Andreia Bandeira
» 49kg - Patrick Lourenço
» 52kg - Julião Neto
» 56kg - Robenilson de Jesus
» 60kg - Robson Conceição
» 64kg - Joedison Teixeira
» 81kg - Michel Borges
» 91kg - Juan Nogueira
 
Gustavo Cunha, Brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla