Ministério do Esporte Com 77,4%, Nordeste é a região que lidera aprovação dos Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com 77,4%, Nordeste é a região que lidera aprovação dos Jogos Rio 2016

Live Site, no Parque Olímpico da Barra. Foto: André Motta/Brasil2016.gov.brLive Site, no Parque Olímpico da Barra. Foto: André Motta/Brasil2016.gov.br
 
Pesquisa inédita encomendada pelo Ministério do Esporte, ao instituto FSB Pesquisa, mostra que os moradores da Região Nordeste são os que mais aprovam a realização da Olimpíada e da Paralimpíada Rio 2016. Pelo menos 77,4% dos entrevistados são favoráveis ao evento. A região Norte e Centro-Oeste juntas ficaram em segundo lugar (72,7% de aprovação), seguidos por Sudeste (60%) e Sul (51,5%). A metodologia usada na pesquisa agrupou as regiões Norte e Centro-Oeste para apresentar um dado mais consistente em termos de entrevistas.
 
Em todo Brasil, 65,9% da população declarou apoiar a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Foram entrevistadas 2.002 pessoas (acima de 16 anos), entre os dias 13 e 18 de maio, em 143 municípios de todas as regiões do país. As entrevistas foram domiciliares. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
 
Por região, o Nordeste é a que mais aprova a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
 
 
A pesquisa apurou o grau de interesse dos brasileiros pelos Jogos Olímpicos Rio 2016. O Nordeste lidera com 24,5% de interesse.
 
 
Sobre o grau de interesse dos brasileiros pelos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Nordeste aparece com 34,9%.
 
 
Em relação aos benefícios de receber os Jogos, os brasileiros afirmaram, de forma espontânea, o aquecimento na economia, com geração de empregos, o incentivo ao esporte e ao turismo, novos equipamentos esportivos, melhoria na infraestrutura esportiva e hoteleira e na imagem do país.
 
 
Entre as preocupações com os Jogos, os brasileiros apontam desvios de recursos públicos, segurança, uso futuro das instalações esportivas, desemprego, aumento de inflação e a não conclusão de obras. Em nenhuma das afirmações espontâneas, os brasileiros apontaram o zika vírus como preocupação.
 
A pesquisa demonstra que 61,5% dos entrevistados em todo o Brasil observam como positivos os preparativos para os Jogos Rio 2016. Destaque para aumento do turismo e geração de empregos.
 
 
Para 63,7%, o Brasil terminará os Jogos Olímpicos entre os dez primeiros colocados no quadro geral de medalhas, meta estabelecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e pelo Governo Federal. Igual confiança é depositada nos atletas paralímpicos. Para 63,1% dos brasileiros, o país encerrará a edição paralímpica pelo menos em 5º lugar, conforme perspectiva do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Nos últimos Jogos, em Londres (2012), o Brasil encerrou a edição olímpica em 22º lugar no quadro de medalhas, com 17 no total. Já nas Paralimpíadas, ficou em 7º lugar, com 43 medalhas.
 
Para a ampla maioria da população (96,7%), a televisão é o meio preferido para se informar sobre os Jogos Rio 2016.
 
 
O futebol é a modalidade de maior interesse dos brasileiros, com 60,7% da preferência.
 
 
A pesquisa também revelou ainda que para 83,2% dos brasileiros a organização dos Jogos Rio 2016 será melhor ou igual à realizada para a Copa do Mundo, em 2014. 
 
 
Para a população, o Governo Federal (29,8%) e seus órgãos são os principais responsáveis pela organização, seguidos do Comitê Olímpico do Brasil (22,9%), do Comitê Olímpico Internacional (14,6%), do Comitê Organizador (7,2%), do Governo do Estado do Rio de Janeiro (7,1%), das empresas patrocinadoras (6,7%) e da Prefeitura do Rio de Janeiro (3,6%).
 
Legado
Os brasileiros também acreditam que Jogos Olímpicos trarão maior legado para a cidade do Rio de Janeiro do que para o país como um todo: 59,9% afirmam que a realização dos Jogos garantirá benefícios para o Rio. Já 47,5% acreditam que haverá benefícios para o Brasil.
 
Dos entrevistados na Região Nordeste, 64,9% acreditam que o legado vai trazer mais benefícios para o país, à frente das Regiões Norte e Centro-Oeste (47,7%), Sul (46,3%) e Sudeste (37,5%).
 
 
Ascom – Ministério do Esporte
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla