Ministério do Esporte Brasil assegura três vagas para mountain bike nos Jogos Olímpicos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil assegura três vagas para mountain bike nos Jogos Olímpicos

O prazo para pontuação no ranking mundial de mountain bike classificatório para os Jogos Olímpicos Rio 2016 se encerrou na semana passada e, pela primeira vez na história, o Brasil conquistou duas vagas na prova masculina. De acordo com os critérios de classificação da União Ciclística Internacional (UCI), os cinco primeiros países do ranking olímpico masculino terão direito a três vagas; do sexto ao 13º colocado serão contemplados com duas vagas e do 14º ao 23º haverá um representante. O Brasil teve uma evolução surpreendente, ultrapassando equipes tradicionais como Estados Unidos e Áustria, finalizando na 13ª posição no ranking de nações e na primeira colocação entre os países do continente.
 
 
Pelos critérios estabelecidos pela  Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), os dois melhores brasileiros no ranking mundial de 2014 a 2016 terão direito às vagas do país na elite masculina. Assim, Henrique Avancini e Rubens Donizete serão os representantes brasileiros nos Jogos.
 
Na disputa feminina, a distribuição das vagas pela UCI é diferente. Com o Brasil também posicionado em 13º lugar do ranking entre nações, o país assegurou uma vaga nos Jogos, que será ocupada por Raiza Goulão. Os atletas suplentes são Ricardo Pscheidt e Isabella Lacerda.
 
Os três brasileiros com vaga nos Jogos são bolsistas do Ministério do Esporte. Avancini recebe a Bolsa Pódio; Donizete, a Bolsa-Atleta categoria Olímpica; e Raíza, a Bolsa-Atleta Internacional.
 
Fonte: CBC
Ascom - Ministério do Esporte
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla