Ministério do Esporte Marco entre os dois hemisférios, Estádio Zerão é reinaugurado no Amapá
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Marco entre os dois hemisférios, Estádio Zerão é reinaugurado no Amapá

Deputado Milhomen, ministro Aldo Rebelo, governador Camilo Capiberibe, deputada Janete Capiberibe e senador João Capiberibe na reinauguração do Estádio Zerão (Foto: Paulo Rossi)Deputado Milhomen, ministro Aldo Rebelo, governador Camilo Capiberibe, deputada Janete Capiberibe e senador João Capiberibe na reinauguração do Estádio Zerão (Foto: Paulo Rossi)À beira do rio Amazonas, no coração da floresta, no ponto exato a demarcar dois hemisférios pela imaginária Linha do Equador. O Estádio Milton de Souza Corrêa, mais conhecido como Zerão – em alusão ao fato de estar situado no marco zero, a dividir o planeta em Norte e Sul –, ganhou mais um motivo para ser celebrado na tarde deste sábado (15.02). Com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a festa de reinauguração da arena reuniu em Macapá mais de 13 mil espectadores, que conferiram uma rodada dupla de futebol. Na preliminar, a Seleção Master do Amapá derrotou por 2 x 1 a equipe de veteranos do Rio de Janeiro, comandada pelo ex-atacante Cláudio Adão. No jogo de fundo, a Seleção Brasileira Sub-20 goleou o combinado amapaense de profissionais por 5 x 1.

Inaugurado em 1990, o Zerão tem agora a capacidade ampliada de 10 mil para 13.680 espectadores. A parte de arquibancada coberta foi reestruturada, as entradas revitalizadas e o estádio ganhou Museu do Esporte e Calçada da Fama. O charme característico do Zerão está mantido: a marca do círculo central divide o campo em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.

O gramado recebeu uma reforma completa e mostrou neste sábado que o sistema de drenagem é de alta qualidade, já que Macapá passou por três dias consecutivos de chuvas. Jogadores e comissão técnica da Seleção Brasileira Sub-20 elogiaram a qualidade do novo piso do Zerão.

Toda a estrutura física da arena está adaptada à Lei de Acessibilidade e aos critérios de segurança estabelecidos pelo Estatuto do Torcedor. Em fase de conclusão, a pista de atletismo ao redor do gramado deve ser entregue no mês de junho. O custo da obra é de R$ 12,644 milhões, dos quais R$ 7,5 milhões são recursos do Ministério do Esporte, via emendas parlamentares coordenadas pelo deputado federal Evandro Milhomen.

 

Marco divisório dos hemisférios iluminado no centro do campo: futebol na Linha do EquadorMarco divisório dos hemisférios iluminado no centro do campo: futebol na Linha do Equador



O ministro Aldo Rebelo elogiou a reforma do estádio e reiterou o esforço do Ministério do Esporte para nacionalizar os benefícios dos grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos: “O Zerão, aqui no Amapá, é um exemplo de como o governo federal trabalha para que, aproveitando a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, todas as regiões do país aprimorem a infraestrutura esportiva”.

Aldo Rebelo lembrou também que o Amapá terá dois Centros de Iniciação ao Esporte (CIE), obras que integram o PAC 2. Os projetos beneficiarão a capital, Macapá, e a cidade de Santana.

Bandeira
O governador Camilo Capiberibe descerrou a placa de reinauguração ao lado de Aldo Rebelo e destacou o orgulho da população amapaense com a entrega do estádio: “Quem entrar no novo Zerão verá a bandeira do Amapá nas cadeiras das arquibancadas. É o símbolo do orgulho da população com o estádio”, afirmou Capiberibe, referindo-se à disposição de cores das cadeiras, que formam o desenho da bandeira do estado.

 

Governador Camilo Capiberibe e ministro Aldo Rebelo descerram a placa de reinauguração do Estádio Zerão (Foto: Paulo Rossi)Governador Camilo Capiberibe e ministro Aldo Rebelo descerram a placa de reinauguração do Estádio Zerão (Foto: Paulo Rossi)



Durante a cerimônia de reinauguração, foram homenageados vários ex-jogadores do Amapá, que ganharam placas comemorativas. Antes de chegar ao estádio, o ministro Aldo Rebelo participou de almoço no Centro Cultural Padre Jorge Basile, com a participação do do governador Camilo Capiberibe  e do prefeito de Macapá, Clécio Luiz Vilhena, além da bancada federal do Amapá, políticos locais e lideranças esportivas.
 

Ouça a notícia: 

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 


Paulo Rossi, de Macapá
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla