Ministério do Esporte Viva Melhor – Pratique Esporte - Anota aí: esporte faz bem à saúde. E nunca é tarde para começar
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

Conheça os principais programas e ações do Ministério do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Viva Melhor – Pratique Esporte - Anota aí: esporte faz bem à saúde. E nunca é tarde para começar

Viva Melhor – Pratique Esporte

Anota aí: esporte faz bem à saúde. E nunca é tarde para começar. Confira as dicas de especialistas para uma vida mais saudável e ativa com a prática de esporte. 

 

 Jogos que estimulam crianças com movimentos

 Numa coisa todo mundo concorda:  criança não é pra ficar o dia todo no sofá, em frente à TV. Alguns jogos eletrônicos até já ajudam, fazendo a criançada se movimentar. Mas se você vive esse problema em casa,ouça as dicas do educador físico Guigo Lopes.

 

Tem vários jogos que estimulam essa questão da competição, de deslocamento, de corrida, tem uns jogos de dança aí, recentemente eu tenho visto muita criança brincando na televisão, fica aparecendo e você tem que imitar o movimento da dança. Mas nada tira o brilho de uma criança com um skate, uma bicicleta no parque. Então, ao mesmo tempo em que a gente tem que usar os recursos novos, a gente tem que buscar onde que a criança está brilhando olho. Ela só vai fazer atividade física se ela for seduzida por isso, pelo que for bom pra ela.

 

Começar sempre devagar no treino

 Você está pensando em comprar uma bicicleta e sair por aí pedalando?  Essa é uma boa ideia!  Mas fique atento às dicas do ciclista Marconi Ribeiro,  que há 25 anos pratica o esporte.

 

 

A dica principal é começar sempre devagar, né? Com percursos mais curtos, planos, evitar subidas muito longas. Porque a bicicleta é uma inércia contra a gravidade. Então, se você começar no plano, com certeza vai ser mais prazeroso e, na medida em que você for ganhando condicionamento físico, você vai incrementando os percursos, com subidas e níveis mais difíceis.

 

Marcon

Usar a bicicleta como meio de transporte tem uma série de vantagens. Uma delas é melhora na saúde, afinal pedalar é um excelente exercício físico, mas segundo o ciclista profissional Marconi Ribeiro andar de bike vai muito além de só manter a boa forma.

 

SONORA:É o ciclista, por ele estar no meio do trânsito, ser um esporte que exige ele treinar no trânsito.  Ele participa na educação do trânsito. Respeito mutuo entre motoristas e ciclistas. E também a questão da ecologia. Muitas pessoas que vão para o trabalho de bicicleta. Isto é a redução do gás carbônico no meio ambiente. É importante demais. 

 

 

 

Você já deve ter ouvido falar em treinamento funcional, está na moda e muita gente faz. Mas afinal, o que é isso? O treinador de corrida Rodrigo Lobo explica.

SONORA:Um treinamento funcional em linhas gerais. É você fazer um treino complementar específico e uma modalidade principal que você vai executar. Você tem o treinamento de fortalecimento da região que a chama do core, que é abdominal, a região de quadril, a região central do corpo que recebe toda a sobrecarga. Treinar essa região acaba sendo um treinamento funcional também porque a corrida requer isso. Requer uma estabilização de movimento. Então o treinamento funcional, se a gente for pensar neste ponto de vista. É sim muito útil e deveria ser introduzido na rotina do treinamento ao longo do ano e não necessariamente fazer sempre o treinamento funcional.  

 

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla