Ministério do Esporte Manual de Identidade Visual
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




 

A Lei de Incentivo ao Esporte – Lei 11.438/2006 – permite que empresas e pessoas físicas invistam parte do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. As empresas podem investir até 1% desse valor e as pessoas físicas, até 6% do imposto devido.

Informações:  Central de Relacionamento: 121

 

Início

A Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento - SNEAR do Ministério do Esporte - ME, entende que a programação de eventos desportivos a serem promovidos ou deles participarem as Entidades Nacionais de Administração do Desporto - (Associações/Confederações e Federações Nacionais) devem estar reunidos em um único documento, denominado Calendário Esportivo Nacional - CEN, para que não haja superposição de eventos importantes em datas e locais coincidentes.

Sobre o Calendário

O QUE É?

É o conjunto de informações sobre eventos esportivos nacionais e internacionais de diversas modalidades, com seus resultados e série histórica.

POR QUÊ ?

  • disponibilizar e disseminar, ao público brasileiro, as informações a respeito de eventos esportivos;
  • contribuir para a sistematização unificada do esporte nacional de alto rendimento;
  • contribuir para preservação da memória do esporte brasileiro.

 

VISANDO

O desenvolvimento integrado e universalizado do esporte brasileiro

 

PARA QUEM ? PARA QUE ?
- público em geral; - informação
- dirigentes esportivos públicos e privados; - gerenciamento
- gestores e administradores esportivos; - treinamento
- treinadores e atletas; - estudos e pesquisas
- professores e acadêmicos de educação física; - disseminação
- mídia.  

COMO ?

- O CDN terá 2 versões:

1 – Digitalizada:

  • on – line, via internet;
  • é a base do banco de dados;
  • eventos nacionais e internacionais;
  • eventos, histórico, perfil de atletas, número de atletas, resultados ...

 

2 – Impressa:

  • formato de livro;
  • informações do banco de dados digitalizado;
  • distribuição focalizada;
  • eventos nacionais;
  • versão anual.

 

Qual o papel do Mínistério do Esporte em relação ao Calendário?

O Ministério do Esporte tem o maior interesse em apoiar todas e quaisquer ações que tenham por finalidade dinamizar o processo administrativo do esporte. Nessa linha de pensamento, o Calendário é peça de vital importância para o processo organizacional do setor, eis que tornará disponível ao público um rico acervo de informações, as quais servirão de suporte para a construção de trabalhos mais confiáveis, uma vez que a base de informações será única e, portanto, mais confiável e segura.

Qual o interesse do Ministério do Esporte na construção do Calendário?

Ao Ministério do Esporte foi delegada competência legal para cuidar da política nacional de desenvolvimento da prática dos esportes. Sua missão é a de exercer o papel do Estado no fomento às práticas esportivas, como direito de cada um, contribuindo para construção da cidadania, a inserção social, a melhoria da qualidade de vida da população e da imagem do País no exterior.

Em conseqüência disso, promove competições esportivas para jovens, idosos e portadores de deficiência. O Calendário é de fundamental importância para o planejamento global das atividades do Ministério do Esporte, que passará a ter base de informações seguras para a montagem de cenários futuros e poder, com elementos concretos, fazer a defesa de propostas no campo estratégico do Governo Federal.

Com o Calendário implantado, o que se espera obter no futuro?

O Ministério do Esporte espera que, no futuro, o País possa dispor de uma cultura esportiva consolidada e transparente na sociedade brasileira, caracterizada... generalizada do esporte, desde a infância até a terceira idade, de resultados ...internacionais, de recursos humanos qualificados, de produção científica e tecnológica... internacionais e de um moderno sistema esportivo nacional.

Missão Institucional

Exercer o papel do Estado no fomento às práticas esportivas , como direito de cada um, contribuindo para construção da cidadania, a inserção social, a melhoria da qualidade de vida da população e da imagem do País no exterior.

Como funciona?

Alguns critérios foram estabelecidos para viabilizar o atendimento aos principiais eventos esportivos. São eles:

  • Possuir calendário esportivo
  • Ter estrutura técnica e administrativa necessária
  • Representar uma modalidade com possibilidade de melhoria nos resultados e conquista de medalhas a longo e médio prazo ou imediato.
  • São priorizadas as modalidades de acordo com o ranking sul-americano, pan-americano e mundial, e aquelas com maior número de medalhas em disputa nos jogos olímpicos.

Mais artigos...

  1. Manuais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla