Ministério do Esporte Confira entrevista do ministro Aldo Rebelo ao jornal britânico The Telegraph
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Confira entrevista do ministro Aldo Rebelo ao jornal britânico The Telegraph

Mesmo que o mercado esteja "muito próximo" do evento, as Olimpíadas e as Paralimpíadas de Londres 2012 mostram que é possível manter vivo o espírito dos Jogos, diz ministro do Esporte brasileiro

Por Jacquelin Magnay, Editora Olímpica do jornal britânico The Telegraph

Londres - O ministro do esporte brasileiro notou que as Olimpíadas e as Paralimpíadas de Londres 2012 correram o risco de ser exageradamente comerciais e disse que os Jogos do Rio 2016 e a Copa de Mundo de 2014 terão que tomar cuidado com o nível de patrocínio e publicidade gerados.

Aldo Rebelo, em Londres para a cerimônia de abertura das Paralimpíadas, disse que nunca tinha estado em uma edição dos Jogos antes.

Após ver o exemplo das Olimpíadas e Paralimpíadas de Londres, ele comentou sobre a preparação do seu país: "Temos muito trabalho a fazer".

Falando por meio de um intérprete, o Sr. Rebelo disse ao Telegraph: "Eu sei que o mercado está muito próximo a este evento, mas ele conseguiu manter seu espírito, e Londres mostrou ser possível. É nossa responsabilidade levar esse espírito para  os Jogos do Rio e para a Copa do Mundo, pois a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos são dois eventos realizados nos limites do mundo comercial".

"Vejo esses dois eventos muito próximos dos mercados comerciais e eles estão tentando dominá-los, mas não estão tendo êxito."

Rebelo disse que era necessário estabelecer um equilíbrio e não comercializar demais os Jogos, pois "seria muito ruim e triste para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos se as pessoas percebessem que o principal impulso fosse o lucro".

Rebelo adicionou: "Se isso acontecesse, os eventos perderiam seu encanto e charme".

Mesmo assim, os organizadores do Rio 2016 viram os 63 patrocinadores e apoiadores dos Jogos de Londres, incluindo patrocinadores específicos das Paralimpíadas, com certa inveja.

Rebelo disse que sediar a Copa do Mundo antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um benefício, já que algumas das preparações para a Copa do Mundo beneficiariam os Jogos.

Mas ele disse que havia uma grande lista de desafios à frente: "Nós temos que construir as instalações para os Jogos, organizar a segurança, a pública e a segurança para representantes, instalações de trânsito e transporte, telecomunicações e organizar o corpo de voluntariado, que foi tão bem organizado aqui. Temos que trabalhar nos nossos aeroportos também, e o principal é que não haja nenhuma falha em qualquer umas dessas áreas importantes". Rebelo acrescentou: "Mas claro que temos que elaborar o orçamento".

O orçamento do governo ainda está sendo finalizado. Londres gastou 9,3 bilhões de libras esterlinas em infraestrutura e gastos referentes aos Jogos, enquanto os organizadores possuem seu próprio orçamento de 2,2 bilhões de libras esterlinas, grande parte do qual foi arrecadado de forma privada.

Rebelo disse que os Jogos de Londres ficarão conhecidos pela amabilidade dos voluntários. O ministro pretende que os Jogos do Rio mostrem uma sociedade mais pacífica e tolerante.

"Países estão se descobrindo permanentemente. É como se vários véus fossem retirados, um por um. Espero que o véu retirado nas Olimpíadas do Rio seja desfrutado e admirado por todo o mundo."

Publicado no portal do jornal The Telegraph em 30.08 e na versão impressa em 31.08

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla