Ministério do Esporte Confira artigo do ministro Aldo Rebelo publicado no Jornal do Commercio, de Pernambuco (3)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Confira artigo do ministro Aldo Rebelo publicado no Jornal do Commercio, de Pernambuco (3)

Voluntários em campo

Desde a Guerra do Paraguai (1864-1870), quando 38 mil brasileiros apresentaram-se para o combate, o Brasil não tinha um programa de voluntariado como o que está em curso para a Copa das Confederações, a se realizar em junho deste ano. Tão logo anunciada, em menos de oito horas a iniciativa recebeu mais candidatos (10.320) do que as vagas disponíveis (7 mil). As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro no portal www.brasilvoluntario.gov.br.

Tal como este torneio da Federação Internacional de Futebol (Fifa), a primeira etapa do Programa Brasil Voluntário com vistas à Copa das Confederações será um ensaio para a Copa do Mundo de 2014, um evento muito maior que reunirá 50 mil colaboradores capacitados pelo governo federal, e mais 950 mil da sociedade, ou seja, um milhão de voluntários no total.

Uma diferença essencial nessa comparação é que os soldados do Paraguai ganhavam prêmios, em dinheiro, terras e, no caso de escravos, alforria, enquanto os das Copas de hoje receberão apenas uniforme, alimentação, passe para transporte e seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais. Vão atuar em pontos turísticos, aeroportos, centros comerciais, eventos paralelos às Copas, auxiliando torcedores, turistas, jornalistas não credenciados e a população em geral.

Adesão tão maciça ao programa indica não só o poder mobilizador do futebol, mas também uma resposta imediata à oportunidade para o exercício da vocação reprimida de servir despojadamente a uma boa causa. Os jovens, sobretudo, encontram nesses programas uma possibilidade de abrir os horizontes e sentir-se úteis à sociedade.

Um dos muitos bons efeitos da Copa do Mundo será a dinamização do espírito do voluntariado entre nós. Prática disseminada em outros países, que recorrem à colaboração não remunerada para apoio em grandes eventos, não tinha no Brasil, até agora, uma dimensão proporcional à magnitude de empreitadas que atestem a hospitalidade do povo brasileiro.

Aldo Rebelo
Ministro do Esporte


Artigo publicado pelo Jornal do Commercio, de Pernambuco, em 02.02.2013

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla