Ministério do Esporte Confira artigo do ministro Aldo Rebelo publicado no Diário de S. Paulo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Confira artigo do ministro Aldo Rebelo publicado no Diário de S. Paulo

A brasileiríssima canoagem

Quando os portugueses fizeram os primeiros contatos com os habitantes da que chamaram Terra de Santa Cruz, os índios não estranharam o batel que os levou à nau de Cabral. Impressionaram-se com as miçangas e as galinhas, que nunca tinham visto, mas canoas movidas a remo eram um artefato comum nas aldeias. Daí porque o agora esporte olímpico da canoagem talvez seja, ao lado de seu parente remo, o mais genuinamente brasileiro, originado entre nós das ubás esculpidas na casca do jutaí.

Usavam as canoas para a pesca e transporte, não para a competição. Mas hoje a modalidade consta dos Jogos Indígenas que o Ministério do Esporte realiza de dois em dois anos - os próximos estão marcados para novembro, em Cuiabá. E dois centros de treinamento da canoagem estão sendo montados na Amazônia, para difusão das técnicas modernas da arte de remar caiaques.

Oxalá eles possam um dia juntar-se à equipe de competidores nacionais que têm brilhado nas águas do mundo. Nesses dias, o baiano Isaquias Queirós tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial de canoagem, em prova realizada em Duisburg, na Alemanha. Na paracanoagem conquistamos dois ouros e um bronze e o paulista Fernando Fernandes, que ficou paraplégico em acidente de carro em 2009, sagrou-se tetracampeão do mundo em sua categoria. Tais vitórias autorizam a expectativa de que a antiga tradição indígena enfim será gloriosa em Olimpiadas, ajudando o Brasil a atingir a meta de ficar entre os dez primeiros colocados nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016.

Uma das razões para acreditarmos no progressivo sucesso internacional do esporte praticado em pequenas embarcações a remo é o inédito apoio dado pelo governo,  Atletas filiados à Confederação Brasileira de  Canoagem recebem neste ano mais recursos da Bolsa-Atleta que os praticantes de modalidades já muito premiadas, como vela e judô, até porque estas têm mais patrocínios privados.

Aldo Rebelo
Ministro do Esporte


Artigo publicado na edição de sábado (28.09) do Diário de S. Paulo

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla