Ministério do Esporte Confira artigo de Aldo Rebelo sobre a Copa em Fortaleza, publicado no Diário do Nordeste
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Confira artigo de Aldo Rebelo sobre a Copa em Fortaleza, publicado no Diário do Nordeste

A Copa em Fortaleza (artigo publicado no Diário do Nordeste em 6 de maio de 2012)

Diz-se que em todo lugar do mundo há um cearense. E foi uma dádiva para o estado que seu filho José Silveira estivesse na Suíça no começo do século XX e ali conhecesse um jogo que iria apaixonar o planeta.

Como Charles Miller em São Paulo, Silveira leva a fama de ter trazido da Europa a primeira bola e lançado o futebol no Ceará - plantando a semente do que viria a ser um esporte pujante, protagonizado por grandes clubes, como Ceará Sporting e Fortaleza, que se alternam no Campeonato Brasileiro, e o bem querido Ferroviário, um time de operários que veio a ser um dos primeiros do Brasil a escalar jogadores negros e profissionais. Dos campos cearenses despontaram para a glória fenômenos como Babá, o ponta de apenas 1m54cm que brilhou no Flamengo e na Seleção. Era natural, portanto, que Fortaleza fosse escolhida para ser um das 12 cidades-sedes da Copa de 2014.

Além dos jogos da Copa das Confederações, em 2013, a cidade comemora a boa-nova de receber seis jogos nas oitavas e quartas de final da Copa do Mundo - um deles, em 17 de junho, da Seleção Brasileira que elegeu a cidade como uma das praças em que é mais bem-recebida pelos torcedores.

Pude constatar pessoalmente, na companhia do governador Cid Gomes, que Fortaleza realizará uma das etapas mais vitoriosas da Copa de 2014, dada a sua vocação para o turismo, baseada em grandes belezas naturais, na história e na hospitalidade do cearense.

É uma das cidades brasileiras com mais traquejo na recepção de visitantes nacionais e estrangeiros que a todo verão lotam as suas praias, bem como apreciam sua culinária peculiar e sobretudo convivem com a lhaneza do povo do Ceará, onde, na expressão de seu romancista José de Alencar, cintila o "fogo da hospitalidade" aceso pelas mãos da índia Iracema.

A pujança da cidade, dotada de hotéis e infraestrutura urbana, será ainda mais dinamizada com a construção do novo Castelão - o quarto estádio do Brasil em tamanho, que agora passa pelas obras que estão mais adiantadas entre todos os que vão sediar os jogos da Copa.

Fortaleza e o Ceará, como todo o Brasil, têm muito a se beneficiar da Copa de 2014, tal a grandeza dos melhoramentos que serão introduzidos nas cidades-sedes e ficarão como uma herança útil e permanente. A Copa não traz apenas a alegria competitiva e fraterna do futebol. Deixa em seu rastro obras de infraestrutura que vão servir à população. No caso de Fortaleza, os investimentos devem atingir o montante de R$ 2,8 bilhões - o que faz dela, junto com Recife e São Paulo, uma das três cidades mais bem aquinhoadas com investimentos da Copa. Além dos melhoramentos que farão do Castelão um dos melhores estádios do Brasil, destacam-se as obras de melhoria no transporte urbano para conforto dos moradores e visitantes da bela capital cearense.

Outra grande obra que a Copa vai deixar no estado é o novo terminal de passageiros do porto de Mucuripe, que terá um cais de 350 metros e corredores para a circulação de passageiros, lojas e restaurantes. O Centro de Eventos do Ceará, moderno e funcional, com capacidade para receber concentrações de 30 mil pessoas, ampliará a vocação de Fortaleza com destino turístico de entretenimento e negócios.

Aldo Rebelo
Ministro do Esporte

Clique neste link e leia o artigo na versão eletrônica do Diário do Nordeste

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla