Ministério do Esporte Em entrevista, campeão mundial juvenil revela preparativos para Olimpíadas da Juventude
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                    

Em entrevista, campeão mundial juvenil revela preparativos para Olimpíadas da Juventude

Com apenas 16 anos, o paraibano Edival Marques fez história para o esporte nacional em Taipei, ao consagrar-se o primeiro taekwondista brasileiro masculino Campeão Mundial Juvenil e ao conquistar uma das duas vagas inéditas do nosso país para disputar a competição de Taekwondo nos Jogos Olímpicos da Juventude, juntamente com Milena Titoneli.O jovem brasileiro no pódio do Campeonato Mundial Júnior de Taekwondo(Foto: Divulgação)O jovem brasileiro no pódio do Campeonato Mundial Júnior de Taekwondo(Foto: Divulgação)

Além de alegria, estas vitórias trouxeram maior responsabilidade para o jovem Edival, que almeja nada menos que o ouro na segunda edição das Olimpíadas da Juventude, que se realizarão em Nanjing/China, no próximo mês de agosto. Em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), o atleta falou dos seus novos objetivos, das suas expectativas para o futuro, da sua experiência em Taipei e da importância do acampamento internacional em Seul para a sua formação. Confira a entrevista:

Neste momento, qual o sentimento por ter conquistado o título de campeão mundial e uma vaga inédita para os Jogos Olímpicos da Juventude?
Estou muito feliz, pois alcançar estas conquistas não foi fácil. Venho trabalhando e sonhando com isso desde que entrei no Taekwondo, e ao ver o feedback que recebi, senti que consegui fazer várias pessoas sentirem-se orgulhosas do Brasil.

Como avalia a sua participação nas duas competições?
No Pré-Olímpico, acho que fiz minha parte. Porém, naquele momento, fiquei chateado por ter ficado apenas com o bronze e minha cara, mesmo no pódio, não era de satisfação plena, pois queria o ouro. Depois, ao conversar com os mestres, eles fizeram-me entender que eu fiz minha parte ao conquistar a vaga e que o ouro viria no mundial. Isso me fortaleceu e fez com que eu pensasse mais ainda no ouro do mundial e me concentrasse nessa conquista.

Quais os adversários mais difíceis?
Coreia do Sul, Polônia e Rússia. A minha luta com o atleta russo foi, para mim, a mais emocionante. No Mundial não queria perder para ele de maneira nenhuma, pois foi ele que me tirou da final no Pré-Olímpico.

De que forma o acampamento na Coreia contribuiu para o seu sucesso nestas duas competições?
Me fez crescer como atleta, não só física e tecnicamente, mas também na parte da minha autoconfiança e na minha própria conquista. Também me mostrou que eu, naquele Mundial, não iria ser apenas mais um participante, mas que iria ser um dos favoritos para ser campeão. Tenho que agradecer à CBTKD por esta oportunidade, não só por mim, mas por todos os atletas, porque vi no rosto de todos a felicidade por estarem naquele camping. Isso foi mais um estímulo para o atleta querer se destacar em seja qual for o campeonato, e o resultado disso foi dois atletas classificados no Pré-Olímpico e um ouro no Mundial.

Que peso tem esta dupla conquista, assim como o ouro nos Jogos Sul-Americanos, na sua jovem carreira de atleta?
Sinto um aumento da responsabilidade para conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude e na preparação para a entrada na Seleção Adulto. Esses são os meus próximos objetivos, sendo que também espero conquistar muito mais no Adulto do que conquistei no Juvenil. Vejo que hoje não me veem mais como um menino, mas sim como uma aposta para o futuro. Isso só me fortalece. Hoje tenho mais procura da imprensa, uma empresa já está interessada em me patrocinar. Como a ver que agora vou ter as oportunidades que sempre sonhei.

Quanto decidiu ser atleta?
Aos seis anos de idade fui chamado por um amigo meu, filho do meu primeiro mestre, para fazer uma aula de taekwondo. Fui, gostei e, hoje, posso dizer que não vivo mais sem o Taekwondo.

Você vai estar presente nos Jogos Olímpicos da Juventude este ano. O Rio 2016 também está nos seus planos?
Sim. Primeiro terei que me classificar na Seletiva Fechada para entrar na Seleção Adulta e me dedicar mais aos treinamentos. Estas minhas conquistas no Junior elevaram minha autoestima e estou seguro de que vou conseguir.

Até alguns anos atrás, era difícil ver atletas do norte e nordeste do Brasil se destacarem a nível nacional e internacional. Hoje, vemos que o cenário é bem diferente. O que pensa disso?
Eu acho que faltavam oportunidades para os atletas do nordeste, pois todos os eventos importantes onde estavam os melhores atletas sempre eram realizados no sul e sudeste. Além disso, a criação do ranking nacional oportunizou todos os atletas que fazem um trabalho sério, valorizando todos por igual. Hoje, a Nova CBTKD e o grande trabalho da equipe técnica, junto com o presidente Carlos Fernandes, estão nos dando essa oportunidade de mostrar o talento que o nordeste tem.

Quer deixar uma mensagem final?
Queria dizer a todos os atletas que o impossível é só questão de opinião. Quando você acredita em si mesmo, você consegue. Aproveito também a oportunidade para agradecer, primeiramente, a Deus, à equipe que me prepara, à comissão Técnica Junior da CBTKD, amigos, familiares, ao Grão-mestre Carlos Fernandes e a todos que me apoiaram e apoiam.

Fonte: CBKTD
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla