Ministério do Esporte Como funciona
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
O Segundo Tempo tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida,
prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Informações: (61) 3217-9470 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Como funciona

Programa Segundo Tempo Padrão

O núcleo pode ser estabelecido em escolas ou em espaços comunitários (públicos ou privados). As atividades são desenvolvidas no contraturno escolar e os espaços físicos devem ser adequados às práticas corporais descritos na Proposta de Trabalho.

Cada núcleo deve atender 100 beneficiados organizados em 3 turmas com 35 alunos, no máximo.

 

Paradesporto

Configura-se com núcleo do programa: escolas, espaços comunitários ou instituições. Contudo, o interessado deve disponibilizar infraestrutura esportiva adequada para o desenvolvimento das atividades em entidades especializadas no atendimento a pessoa com deficiência, na escola e/ou em outros locais próximos (públicos ou privados) preferencialmente que não demandem transporte para o deslocamento dos beneficiados.
Serão atendidos 60 beneficiados por núcleo.

Sugere-se que aproximadamente 70% sejam pessoas com deficiência e 30% sem deficiência.

Para o desenvolvimento das atividades o ensino das práticas corporais deverá considerar:

a) Os tipos de deficiências dos beneficiados (visual, auditiva, física, intelectual e outras);

b) A faixa etária dos beneficiados e se possível organizar as turmas por proximidade de idade;

c) Inclusão, a favorecer interação entre os beneficiados com e sem deficiência. Cada beneficiado deve participar das atividades 2 vezes na semana, com no mínimo de 3 horas diárias, ou 3 vezes na semana com 2 horas diárias de frequência.

 

Universitário

As atividades são desenvolvidas em espaços físicos adequados às práticas corporais de acordo com a indicação estabelecida na Proposta de Trabalho.

a) Quantidade de beneficiados por núcleo – 300 beneficiados, prioritariamente discentes.

b) Desenvolvimento das Atividades – no Programa Segundo Tempo Universitário organiza-se o ensino das práticas corporais de acordo com o interesse dos beneficiados. Para tanto, o professor após considerar quais são as práticas corporais que os beneficiados têm maior interesse deverá organizar seu Planejamento Pedagógico do Núcleo (PPN) contemplando uma ou mais práticas corporais.

c) Frequência: cada beneficiado deverá participar de dois encontros de 1h30min (cada um), duas vezes por semana. A definição dos horários e das atividades poderá ser flexível de acordo com a demanda e a disponibilidade de infraestrutura.

d) Turmas: devem ser organizadas com no máximo 60 alunos.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla