Ministério do Esporte Jogos Estudantis Brasileiros (JEB´s)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

As competições estudantis são uma oportunidade de estímulo ao espírito esportivo, além de difundirem os valores do esporte entre os jovens. São 41 anos de história de incentivo à prática esportiva nas escolas do Brasil.


Informações: (61) 3429-6828 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Jogos Estudantis Brasileiros - 1969 a 1975

Os Jogos Estudantis Brasileiros (JEBs) foram a primeira competição de cunho escolar de abrangência nacional. Criada em 1969 pela antiga divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Cultura, a primeira edição dos jogos foi disputada na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Até 1969, o esporte escolar não tinha infraestrutura e nem metas a serem atingidas. Com a iniciativa, os estudantes brasileiros tiveram a chance de começar a integração com a cultura de outros estados. Até a data, existiam apenas competições intercolegiais ou regionais, como os Jogos Estudantis Paraenses, considerados uns dos mais antigos do Brasil, os Jogos da Primavera, no Rio de Janeiro, e o Campeonato Colegial, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Em Niterói, sete estados participaram dos Jogos Estudantis Brasileiros, com a presença de 315 atletas escolares. Uma grande participação ao se levar em conta o estágio do esporte estudantil à época.

Na segunda edição, realizada em Curitiba, no Paraná, o número de participantes cresceu mais de 100%, com 649 participantes, entre atletas escolares e dirigentes. Em 1971, a proporção de crescimento numérico foi ainda maior. No III JEBs, em Belo Horizonte, o número de atletas escolares foi de 1.744 e, em Maceió, em 1972, participaram 2.913 atletas escolares e dirigentes. Em Brasília, no ano seguinte, foram 4.480, envolvendo 25 unidades da Federação.

Edições dos Jogos:

 

  • 1969 - Niterói (RJ)
  • 1970 - Curitiba (PR)
  • 1971 - Belo Horizonte (MG)
  • 1972 - Maceió (AL)
  • 1973 - Brasília (DF)
  • 1974 - Campinas (SP)
  • 1975 - Brasília (DF)
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla