Ministério do Esporte Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE
Ministério do
Esporte

A Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), autarquia vinculada ao Ministério do Esporte, é responsável por administrar e viabilizar a utilização de instalações esportivas olímpicas e paralímpicas do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro-RJ. Compõem a estrutura gerida pela AGLO a Arena Carioca 1, a Arena Carioca 2, o Velódromo e o Centro Olímpico de Tênis.

 

 

Autoridade de Governança do Legado Olímpico - AGLO

A AGLO sucedeu a Autoridade Pública Olímpica (APO) – por meio da Medida Provisória 771 de 29 de março de 2017 – e tem a missão de desenvolver um modelo de gestão sustentável das instalações do Parque por meio de parcerias com a iniciativa privada. As instalações do Parque Olímpico da Barra, além de estarem aptas a receber treinamentos e competições de diferentes modalidades esportivas, podem abrigar shows, eventos culturais e de negócios, constituindo-se como espaço privilegiado para o desenvolvimento esportivo e cultural.

A realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi um sucesso reconhecido em todo o mundo. O Brasil vive agora um momento de transição do modo Jogos para o modo legado, como acontece em todos os países que organizam uma Olimpíada. O Ministério do Esporte já assinou acordos de cooperação com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e com a Confederação Brasileira de Clubes (CBC). A AGLO está buscando parcerias com a iniciativa privada para garantir a melhor destinação possível às instalações esportivas.

Clique para conhecer a cartilha e o cronograma de eventos da AGLOClique para conhecer a cartilha e o cronograma de eventos da AGLO

 

Plano de Legado

O Plano de Legado das Instalações Olímpicas desenvolvido pela AGLO tem como objetivo precípuo estabelecer o planejamento estratégico, tático e operacional da autarquia para a manutenção e o desenvolvimento sustentáveis do legado olímpico dos Jogos Rio 2016 como instrumento de progresso esportivo e social brasileiro.

 

Visita guiada

A Visita Guiada é uma oportunidade de conhecer o legado olímpico, vivenciar a memória dos jogos e um incentivo a pratica de esportes, a inclusão social, de hábitos e exercícios saudáveis.Trata-se de um passeio cheio de experiências pelas quatro instalações sob responsabilidade da AGLO no Parque Olímpico da Barra: o Velódromo, o Centro Olímpico de Tênis e as Arenas Carioca 1 e 2.

O início do tour acontece na Sala Memória Olímpica que remete aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e mostra também as ações da AGLO no legado olímpico com a exibição de três vídeos curtos.

Durante o percurso o visitante poderá experimentar modalidades esportivas olímpicas e paralímpicas, tirar fotos com as tochas dos Jogos Rio 2016 e em algumas ocasiões, acompanhar um treino de alto rendimento das modalidades instaladas no Parque Olímpico.

Venha conhecer o palco principal dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016!

Agendamento através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Dias da Visita Guiada: terças e quintas
Horário: 9h30
Duração média: 1h30
Gratuito

 

Leia também:  

» Íntegra do documento do Plano de Legado das Instalações Olímpicas

» Agenda de eventos do Parque Olímpico da Barra

» Agenda de eventos das instalações esportivas de Deodoro

» Confira outras notícias sobre a AGLO

 

Relação de Hotéis Parceiros

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla