Ministério do Esporte Reforço do corpo técnico do COES, Arilson coloca Espírito Santo na rota da natação internacional
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Reforço do corpo técnico do COES, Arilson coloca Espírito Santo na rota da natação internacional

Arilson Silva é daquelas pessoas que não gostam de aparecer. Não entra na piscina, encara adversário ou sobe ao pódio. Trabalha nos bastidores. Graças aos seus conhecimentos na natação, o técnico já formou grandes nomes do esporte nacional, como Bruno Fratus e Felipe França. Com cerca de 20 anos de experiência, Arilson reforça, desde fevereiro, a equipe técnica do Centro Olímpico do Espírito Santo (COES), em Vitória, projeto que integrará a Rede Nacional de Treinamento que o governo federal está estruturando em todo o país como parte do legado dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Especialista no nado peito, Arilson Silva é a aposta no desenvolvimento técnico do Centro Olímpico do Espírito Santo (Foto: Divulgação/COB)Especialista no nado peito, Arilson Silva é a aposta no desenvolvimento técnico do Centro Olímpico do Espírito Santo (Foto: Divulgação/COB)

Saiba como o Ministério do Esporte está revolucionando a infraestrutura do esporte nacional:

Parte da Rede Nacional de Treinamento, Centro Olímpico do ES se destaca no cenário nacional
Convênio do Ministério do Esporte garante corpo técnico e gestão qualificada no CO do Espírito Santo
Revelado no COES, André Loyola desponta no cenário nacional do vôlei de praia


Depois dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, quando levou Bruno Fratus ao quarto lugar, o técnico optou por ganhar experiência internacional. Foram 11 meses no sul da Itália, em uma cidade próxima a Nápoles. “Eu arrisquei uma temporada na Europa. Me desafiei a treinar atletas de alto nível, em uma língua que não era a minha e que também não era a deles. Trabalhei com um grupo de sete nadadores de alto nível, que tinha russos, ucranianos e bielorrussos. Do Brasil, levamos o Bruno Fratus e o Henrique Martins. Produzimos bons resultados no top do mundo, com medalhas em Campeonatos Europeus. Foi uma experiência enriquecedora”, analisa o técnico.

A temporada no velho continente aprimorou seus conhecimentos. Mas o desafio dos Jogos Rio 2016 falou mais alto. Arilson Silva aceitou o desafio do projeto do COES para voltar a brigar por medalha olímpica, agora, em casa. “Resolvi voltar para ter um apoio maior e buscar a medalha olímpica que escapou em 2012”, diz. Lançado em janeiro de 2013, o COES abriga trabalhos em sete modalidades esportivas, com a participação de 350 atletas da base ao alto rendimento. Velocista Bruno Fratus e o técnico Arilson Silva. Parceria rendeu o quarto lugar ao nadador brasileiro em Londres 2012. (Foto: Satiro Sodré/Divulgação) Velocista Bruno Fratus e o técnico Arilson Silva. Parceria rendeu o quarto lugar ao nadador brasileiro em Londres 2012. (Foto: Satiro Sodré/Divulgação)

Conhecido como especialista no estilo nado peito, Arilson Silva está desenvolvendo um trabalho diferenciado no Espírito Santo. Foco, trabalho individualizado e capacitação são os ingredientes. “Estou tendo a possibilidade de fazer um trabalho de qualidade, com maior individualidade com os atletas”, revela.

No alto rendimento, o COES atende cinco nadadores: Alessandra Christine Harrison Marchioro, Crox Ernesto Acuña Rodriguez, Felipe Rosa Messias, João Luiz Gomes Junior e o Raphael de Oliveira Rodrigues.

O Portal do Ministério do Esporte entrevistou o técnico, que revelou projetos, analisou a evolução da modalidade no país e as iniciativas para colocar um nadador no pódio olímpico. Confira os principais pontos do bate-papo:

Projeto do COES
“Estou absolutamente motivado e muito encantado com a possibilidade de fazer esse trabalho. Principalmente pela estrutura que o COES está oferecendo. Tenho apoio incondicional, que tem ajudado bastante a transmitir a tranquilidade e confiança para os atletas e a comissão técnica.

Está sendo um trabalho feito a várias mãos, onde todo mundo está tendo uma participação realmente muito legal. Todo mundo está no mesmo pensamento e mesmo foco: ajudar os atletas a conseguir os melhores resultados que eles possam alcançar.  


Multiplicador
O primeiro trabalho que fiz aqui no COES foi um período de capacitação de técnicos, em novembro de 2013. Passei quatro dias fazendo um trabalho de parte teórica e prática, e foi quando iniciei o contato com a estruturar e o projeto.

Assim, o trabalho é voltado também para criar um modelo de acompanhamento dos atletas, proporcionando uma qualidade melhor. Aos poucos capacitando outros técnicos e preparadores físicos para poder expandir esse trabalho para uma quantidade maior de atletas no futuro.  
 
Esse é um dos grandes objetivos que a gente tem aqui. Com a atuação prática e diária, a gente ter também a presença de outros técnicos para eles virem aprendendo na prática e também, na medida do possível, um programa de capacitação e de informação e reciclagem dos técnicos.

Especialidade
Pelo histórico, o resultado com os nadadores de peito ficou bastante marcado na minha trajetória. De 2004 até 2012, período em que trabalhei no Clube Pinheiros, de São Paulo, fiz um trabalho mais específico para o nado peito. Cheguei a ter 12 atletas voltados para o estilo. Classifiquei seis deles para o Campeonato Mundial, onde tivemos um recorde mundial e uma medalha de prata.

Mas, desde 2012, eu não vinha trabalhando com nadadores de peito. Agora, com a chegada do Raphael e do João Luis, aqui no COES, estou retornando ao nado peito. Assim, já tem outros nadadores interessados pelo treinamento específico, não só do Brasil.

Nenhum técnico consegue trabalhar sozinho se não tiver apoio de uma equipe e, principalmente, de uma gestão por trás. Hoje, a gestão faz uma grande diferença nos resultados do alto rendimento.

Assim, aceitei o desafio de voltar ao Brasil e ajudar a desenvolver um projeto interessante e voltar a brigar com medalhas nos nossos jogos no Brasil.

Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla