Notícias

Infraestrutura esportiva

Indaiatuba (SP) ganha espaço para a descoberta e formação de novos talentos

publicado: 08/02/2020 18h28, última modificação: 08/02/2020 19h16
Equipada para a prática de até 13 modalidades e com foco no alto rendimento, Estação Cidadania também servirá para atividades de lazer, cultura e ações de assistência social

A cidade de Indaiatuba (SP) ganhou não só um novo espaço para a descoberta de talentos no esporte, mas para a formação de cidadãos. A 34° Estação Cidadania do país foi inaugurada neste sábado (08.02) pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra.  A estrutura vai atender milhares de crianças e jovens, principalmente de comunidades carentes, oferecendo acesso à prática esportiva, atividades culturais e serviços de assistência social. Ao todo, o governo federal repassou R$ 3,2 milhões para a construção do local.


Para o ministro, mais que um espaço para a prática esportiva, a Estação Cidadania tem um papel central nas estratégias de combate à violência e às drogas. “A experiência do mundo, dos países que mais reduziram a violência e o consumo de drogas, demonstra que as atividades de contraturno da escola são a chave para isso", afirmou.

 

 

Estação Cidadania inaugurado em Indaiatuba (SP). Foto: Mauro Vieira/ Min. Cidadania

 

“A experiência do mundo, dos países que mais reduziram a violência e o consumo de drogas, demonstra que as atividades de contraturno da escola são a chave para isso"

Osmar Terra, ministro da Cidadania

"Trazendo os meninos para a prática esportiva e cultural fora do horário de aula, oferecemos novas perspectivas, novos caminhos. Vamos melhorar a autoestima e as condições de aprendizagem desses jovens. Queremos avançar muito nessa área”, disse Osmar Terra.


Nessa primeira fase de implantação, a Estação Cidadania de Indaiatuba conta com 1.720m² de área construída, arquibancada com 177 lugares, incluindo área destinada a cadeirantes, quadra com piso sintético flexível e uma academia com aparelhos de musculação e de fisioterapia.


Segundo o secretário Especial Adjunto do Esporte do Ministério da Cidadania, Marco Aurélio Araújo, o equipamento oferece o que há de melhor para a preparação de atletas. “É um equipamento de altíssimo nível, que vai promover avanços na área social, mas também vai servir à preparação de atletas de alto rendimento. É um presente que a cidade está recebendo. Essa parceria federal com o município vai levar a população de Indaiatuba a um grande progresso, tanto na área social como na área esportiva”, explicou o secretário.

 

 

O ministro Osmar Terra ressaltou que as atividades em contraturno escolar são essenciais para reduzir desiguldades sociais. Foto: Mauro Vieira/ Min. Cidadania


Segundo o prefeito de Indaiatuba, Nilson Alcides Gaspar, priorizar o esporte é um caminho para a melhoria da qualidade de vida de toda a população do município. “Nós não estamos entregando somente uma quadra de esportes, vamos fazer um grande trabalho de melhoria e aperfeiçoamento dos esportistas de Indaiatuba. Além do lazer e da prática esportiva, nós vamos tirar os jovens da ociosidade, dar estímulos e afastá-los das drogas e da criminalidade, melhorando a qualidade de vida, a saúde e a sociedade.”, comenta.

“É um equipamento de altíssimo nível, que vai promover avanços na área social, mas também vai servir à preparação de atletas de alto rendimento"

Marco Aurélio Araújo, secretário Especial Adjunto do Esporte do Ministério da Cidadania


No local, serão implementadas atividades de programas da Secretaria de Esportes municipal, como o Esporte Cidadão e Juventude Esportiva, que oferece aulas de futsal para crianças, adolescentes e jovens. Também serão oferecidas atividades de vôlei masculino e feminino, musculação e treinamento direcionado a atletas de alto nível, com preparação física e fisioterapia. Ao todo, a expectativa da prefeitura é fornecer 1.340 atendimentos por ano, entre aulas, treinos e sessões.

 

Para o futuro, o plano do governo federal é complementar o equipamento com pista de atletismo, salas multiuso com projetores digitais de cinema, espaço de convivência para idosos e salas de aula para capacitação de jovens.


Município + Cidadão


As Estações Cidadania estão alinhadas com as estratégias do Programa Município + Cidadão. A ação do Ministério da Cidadania tem como objetivo transformar comunidades por meio da implantação de políticas integradas nas áreas da Cultura, Desenvolvimento Social e Esporte. A participação no Município + Cidadão prevê premiações para as prefeituras que mais se destacarem no cumprimento de metas do programa. Esta iniciativa é a junção de várias ações que os municípios já fazem na maior parte das vezes, e que elevam o patamar da cidadania e melhoram a qualidade de vida da população.


"Nós vamos premiar e dar uma distinção aos municípios que tiverem os melhores resultados, os maiores avanços na área social. Queremos mais campeões, mais talentos nas artes, mais jovens estudando e trabalhando. É assim que vamos diminuir as desigualdades sociais”, ressaltou o ministro Osmar Terra.

 

 

Atletas experimentam as instalações do Estação Cidadania de Indaiatuba. Foto: Mauro Vieira/ Min. Cidadania


Estação Cidadania


Localizadas principalmente em regiões de vulnerabilidade social, as estruturas do Estação Cidadania reúnem ações de cultura, esporte, assistência social e capacitação profissional, além de políticas de prevenção à violência, tudo em um único espaço. A gestão é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um grupo gestor, composto por integrantes da sociedade civil organizada, moradores e secretarias municipais.


Já foram inauguradas 34 Estações Cidadanias em todo o Brasil. Ao todo, o governo federal já repassou mais de R$ 87 milhões para a construção dos equipamentos.


Confira a lista de inaugurações em todo o Brasil:

Amazonas
Itacoatiara - 25/10/19
Parintins - 15/10/19

Bahia
Camaçari - 02/10/19
Lauro de Freitas - 12/12/19

Ceará
Canindé - 28/07/19

Espírito Santo
Cachoeiro de Itapemirim - 18/12/19
São Mateus - 28/10/19
Cariacica - 12/07/19

Minas Gerais
Brumadinho - 14/06/19
Pouso Alegre - 18/11/19

Pará
Santarém - 17/07/19

Paraíba
Campina Grande - 08/11/19

Pernambuco
Jaboatão dos Guararapes - 17/12/19

Piauí
Floriano - 04/07/19
Teresina - 31/08/19

Paraná
Sarandi - 02/10/19
Ponta Grossa - 02/07/19
São Jose dos Pinhais - 17/08/19

Rio de Janeiro
Itaboraí - 11/01/20
Nova Iguaçu - 26/10/19
Tanguá - 09/08/19

Rio Grande do Sul
Charqueadas - 12/12/19
Porto Alegre - 12/08/19
Canoas - 24/06/19

São Paulo
Araçatuba - 25/05/19
Arujá - 08/07/19
Campinas - 30/10/19
Campinas - 25/10/19
Pindamonhangaba - 29/11/19
Santos - 14/12/19
São Vicente - 22/08/19
Itapetininga - 28/11/19
Santa Barbara D'oeste - 15/12/19
Indaiatuba - 08/02/20

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania